domingo, 29 de novembro de 2009

Trabalhando a autonomia

Autonomia significa se auto- governar, ter independência, sujeito que constrói as suas próprias leis. Segundo Maciel (2001, p.17) “Ao longo do processo histórico, o conceito de autonomia assumiu diversos significados e constituiu, em sua essência, um projeto de natureza política”. Nesse processo de conhecer a história individual e social, se concebe sujeitos histórico-cutural, sendo participante, estabelecendo relações econômicas, políticas e culturais. Um ser pensante e crítico capaz de agir e modificar sua realidade tanto individual quanto social.
Acreditamos que o processo de construção de sujeitos autônomos tem em seu foco uma educação que priorize a humanização. A autonomia nessa faixa etária é uma questão de independência, principalmente dos cuidados dos pais.
Com isso, percebemos que autonomia como um caráter social e político, precisa ser levada em conta desde a mais tenra idade, usando de estratégias educacionais formadoras, assim construindo sujeitos autônomos e responsáveis pelos seus atos













4 comentários:

  1. É MUITO LINDO VER QUE A LUGAR QUE VALORIZE A AUTONOMIA E QUE AS CRIANÇAS PODEM SER CRIANÇAS DE DIREITOS DE REALIZAR AS COISAS MAIS BÁSICAS DO DIA-DIA,É NA VERDADE É ISSO QUE IMPORTA PARA CRIANÇAS, ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS QUE VÃO PREPARA-LÁ PARA UMA NOVA ETAPA DE SEU DESENVOLVIMENTO.PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  2. Porque que a foto do Mateus Henrique não tem!
    Mãe!

    ResponderExcluir
  3. Porque não tem nenhuma foto do Mateus Henrique!
    MÃE.

    ResponderExcluir
  4. Não vi nenhuma foto do Mateus Henrique do G3!
    MÃE!

    ResponderExcluir